“Comparados aos carros do primeiro mundo, os brasileiros são verdadeiras carroças”. O dono da lendária frase é Fernando Collor de Mello, 32º presidente da República, responsável pela reabertura das importações de automóveis em 1990.
Vender carros produzidos fora do país era proibido desde 1976, quando o regime militar tentou impulsionar a indústria local com a medida protecionista. Mas tudo mudou após a reabertura, que permitiu a entrada de modelos inéditos (muito mais sofisticados, diga-se) e até a estreia de marcas europeias e americanas.
O brasileiro médio ainda não era capaz de comprar um carro importado em 1990. Neste período, uma tríade de sedãs deixava patrões com seus queixos caídos: Mercedes-Benz 230E, Volvo 960 e Ford Taurus. Em mais uma reportagem em vídeo do Especial de 60 Anos da Revista Autoesporte, revisitamos os carros de bacana de três décadas atrás.
Fique ligado nos canais da Autoesporte:
Site: https://autoesporte.globo.com/
Youtube: https://www.youtube.com/@Autoesporte
Facebook: https://www.facebook.com/RevistaAutoesporte
Twitter: https://twitter.com/autoesporte
Instagram: https://www.instagram.com/autoesporte